Banho de pessoas com mobilidade reduzida: veja alguns cuidados a se tomar

idoso_banho

A hora do banho de pessoas acamadas, idosas e cadeirantes pode ser considerada para muitos um momento de apreensão e constrangimento. No entanto, fazendo uso das técnicas e dos acessórios certos o banho pode se tornar relaxante e revigorante. Na realidade, essa hora é de extrema importância para a saúde de todas as pessoas.

Independente do tipo de limitação de mobilidade que o indivíduo possua, especialistas afirmam que sempre que possível a pessoa deve ser estimulada a tomar banho no chuveiro e lavar-se sozinha conforme as suas possibilidades. Dessa forma, o banho de leito, embora pareça prático, só deve ser feito quando não é uma opção.

Se o indivíduo precisa do auxílio de alguém, o importante é que o cuidador apenas ajude quando for necessário, para que ele não perca a independência que ainda tem. Nesse caso, cabe ao cuidador preparar o ambiente de modo que se torne seguro, evitando pisos lisos ou usando acessórios, como tapetes e barras apropriadas.

Além disso, é importante deixar a água na temperatura ideal e ter tudo à mão, como toalhas e roupas, para que a pessoa não tenha que ficar sozinha caso algo seja esquecido. Mesmo que o paciente, idoso ou cadeirante esteja se banhando, cabe ainda ao cuidador orientá-lo para que todas as partes do seu corpo sejam contempladas.

Já na hora de secar o corpo, é possível massageá-lo, com o cuidado de não agredir a sua pele que pode estar mais sensível. Por fim, o banho é a hora certa para o cuidador avaliar a saúde do paciente e buscar machucados, micoses, assaduras e escaras.

Cadeira higiênica facilita a hora do banho

Devido à importância de tomar banho no chuveiro, as cadeiras higiênicas são a forma mais segura de acamados, cadeirantes e idosos realizarem essa atividade. Existem vários modelos e cada uma é indicada às diferentes necessidades que se possa ter.

Se a mobilidade do paciente não estiver muito comprometida, o banco para banho em alumínio e dobrável é muito indicado.  Ele é prático, seguro e de fácil armazenamento, pois é dobrável, e possui assento em polipropileno moldado. O modelo é resistente, tem capacidade para até 100 kg, conta com estrutura em alumínio e altura ajustável.

Já a cadeira de Banho Big é resistente e segura, com estrutura em aço e pintura epóxi, que suporta até 130 kg. Ela é construída em aço carbono, tem pintura eletrostática epóxi, apoio de pé retrátil, freios bilaterais, apoios de braços fixos e a largura do assento é de 50 cm.

Enquanto isso, a Cadeira de Banho H1 é o modelo ideal para cadeirantes, pois suas rodas traseiras são grandes e permitem ao usuário conduzir a cadeira sozinho e, assim, ter mais privacidade em seu banho. As suas rodas são blindadas, onde não entra água, além de contar com o exclusivo sistema de fechamento frontal, que ocupa pouco espaço para armazenar. Tem capacidade de 120 kg.