Saiba como e quando usar coletes e cintas ortopédicas

clavicle brace ,clavicle support for fracture clavicle ,woman wearing clavicle brace for release pain and immobilize shoulder

Problemas posturais são cada vez mais comuns nos dias de hoje. Passamos muito tempo sentados ou em frente ao computador e, por isso, é difícil encontrar quem nunca se queixou de uma dor na coluna ou de um desconforto postural.

Fisioterapia e exercícios físicos podem ser grandes aliados para melhorar a postura e evitar dores, mas, e quando há a indicação de um colete ou de uma cinta ortopédica para complementar o tratamento? Como fazer a escolha certa?

Alguns fatores têm de ser levados em consideração na hora de escolher o colete ou a cinta ortopédica ideal para você. Ambos os produtos podem ser grandes aliados na hora de manter a postura correta e proteger a coluna de lesões mais graves. Porém, antes da escolha devem ser levados em conta aspectos como tamanho, estilo, material utilizado, conforto, regulação e, claro, a indicação correta para o seu caso.

Como escolher o modelo correto:

Se o seu problema é a má postura, cintas e espartilhos podem ajudar. Uma cinta que deixe a coluna ereta pode te ajudar a manter a postura certa quando sentado e quando em pé, aliviando assim a dor causada pela má postura e evitando a coluna de ficar sobrecarregada.

Na hora da escolha, é preciso também levar em conta o material. Se você pretende utilizar a cinta durante o dia todo, por exemplo, um material que respire e seja confortável e maleável é a melhor indicação, já que não causará desconfortos durante o dia.

Agora, se o seu problema é em um local específico da coluna, como a lombar, uma cinta que traga suporte ao redor do abdômen pode ser a melhor alternativa. Ao usar uma cinta como essa, a pessoa descarrega o peso diretamente na pélvis e assim evita que a lombar seja sobrecarregada ao realizar movimentos.

Já em casos onde a dor é localizada em apenas uma parte da coluna, o mais indicado é procurar uma cinta ou colete que seja projetado especificamente para essa parte do troco. Mesmo para estes casos, o conforto deve ser levado em consideração. É preciso provar várias cintas ou coletes para ter certeza que aquele modelo é o que te trará mais suporte e menos desconforto durante o dia. Isso porque um modelo que alivie a dor, mas te deixe desconfortável desempenhando as tarefas diárias não resolve o problema por completo.

Converse com o seu médico

Embora cintas e coletes sejam grandes aliados na hora de tratar um problema na coluna ou um desconforto postural, uma consulta ao médico ainda é indispensável. Seu ortopedista pode te auxiliar sobre o melhor modelo para o seu problema e fazer a indicação precisa para o seu caso.

É preciso ter cuidado porque usar a cinta ou o colete errado pode agravar ainda mais seu problema de postura e causar lesões na coluna. É muito importante estar atento às indicações do seu médico e, aí sim, escolher a cinta ou o colete indicado para o seu problema.

Vale lembrar também que é importante atentar para o uso correto de sua cinta ou colete. Siga as instruções do produto e lembre-se que uma cinta deve ser apertada para dar o suporte correto, mas nunca deve causar outros problemas como bloquear a circulação, por exemplo.

Escolher um local confiável e que te ofereça o suporte necessário na hora de adquirir o produto também é importante. A Casa Médica tem profissionais capacitados e está à sua disposição para ajudar na escolha do melhor produto para o seu caso.

Conheça algumas opções de produtos:

Colete Putti Alto

É indicado para a estabilização da região da coluna em casos de hérnias de disco operáveis ou não, traumatismos, espondilolisteses (a luxação ou escorregamento de um corpo vertebral sobre o outro), artroses, fraturas, pós-operatórios e outros problemas da região. É feito em material elástico resistente.

Colete Putti Baixo

É indicado para a estabilização da coluna lombar e geralmente utilizado em casos de artroses, espondilolisteses (a luxação ou escorregamento de um corpo vertebral sobre o outro), lordoses, pós-operatórios e outros problemas que afetam a região. Também é feito em material elástico resistente e é geralmente lavável.

Espaldeira

É utilizado para manter a boa postura dos ombros e indicado especialmente para quem passa bastante tempo sentado. A espaldeira serve para evitar que a pessoa arqueie os ombros para a frente e pode ser usado tanto por cima quanto debaixo da roupa. É contraindicado para pessoas com baixa mobilidade.

Colete de Jewett

Indicado para casos de fratura de compressão, osteoporose, para melhorar a postura, ou em casos de fratura vertebral. É importante lembrar que o colete de Jewett só pode ser utilizado com indicação médica.

Imobilizador de clavícula

É indicado para melhorar a postura dos ombros, principalmente em jovens para que o crescimento ocorra com a postura certa.

Todos os modelos acima são encontrados na Casa Médica através da nossa loja virtual ou no endereço: Rua Senador Souza Naves, 1550, em Londrina (PR). Temos profissionais capacitados para te atender e auxiliar a encontrar o produto mais adequado para as suas necessidades.