Como o colchão certo ajuda pacientes acamados

idosa acamada

Existem pessoas que devido a problemas de saúde permanecem longos períodos deitadas e, mesmo quando esse tratamento acontece em casa, é preciso que a sua cama tenha o colchão adequado. Com isso, são reduzidas as chances de desenvolver problemas que se originam justamente pela permanência prolongada na cama.

Se o colchão certo não for usado, é provável que os pacientes acamados sofram com as populares escaras, clinicamente chamadas de úlceras de pressão ou úlceras de decúbito. Elas são feridas causadas pela pressão prolongada em algumas partes do corpo, onde o fluxo de sangue diminui, podendo evoluir para isquemia ou mesmo necrose, ou seja, a morte do tecido.

Para suprir essa necessidade, portanto, existem diferentes modelos de colchões especiais, como os de pressão alternada. Esses produtos permitem a distribuição da pressão de modo alternado em vários pontos do corpo, podendo ainda mudar o local da concentração do peso. O modelo de Colchão Anti Escaras Completo Effect faz uso dessa tecnologia.

O produto é inflável, assim, conta com bomba insufladora de ar, que torna prático o seu enchimento. O acessório também é o responsável por controlar de modo automático a alternância da pressão das 130 células que o colchão possui. O modelo possui certificação internacional, bem como registro na ANVISA.

Dicas de colchões para pacientes acamados

Pessoas idosas também podem precisar de colchões especiais, uma vez que com o passar dos anos a pele passa por mudanças que a deixam mais sensível. Dessa forma, a espessura da pele diminui e os seus vasos sanguíneos podem se romper com mais facilidade, provocando equimoses, que são manchas roxas. Isso também pode levar às escaras.

Os colchões especiais também são indicados mesmo a pessoas que estão passando por cuidados especiais no pós-operatório. O modelo de Colchão Caixa de Ovo Perfeta Flex evita as escaras em pessoas que permanecem muito tempo na cama, ao promover a circulação do sangue. Esse produto pode ser preenchido com água ou com ar.

O modelo de Colchão Caixa de Ovo Espuma é outro produto que previne as úlceras de pressão. Ele recebe espuma de poliuretano de densidade 33, sendo por isso muito confortável.

Além de escolher o colchão certo para quem permanece deitado por períodos longos, é importante ter outros cuidados para evitar as complicações comuns nesses casos. Entre eles, mudar a posição do acamado a cada duas horas, o que pode ser feito com o uso de almofadas e travesseiros macios que não possuam saliências.

Na hora de mudar o paciente de posição é preciso ainda evitar arrastá-lo, e sim, levantá-lo, para que não ocorram escoriações na sua pele. Quanto aos lençóis, é importante que eles sejam sempre bem esticados para que não fiquem com dobras que possam machucar o acamado. Por fim, é indicado que ao menos uma vez por dia a pessoa sente-se em uma poltrona para aumentar a sua mobilidade.