Cuidados ao se praticar esportes no verão

cuidados-praticar-esporte-verao

Ano novo começou e o verão, uma das estações mais queridas por quem gosta de passar bastante tempo ao ar livre, já está aí a todo vapor. Muitos gostam de aproveitar o começo do ano que vem chegando para colocar em ação a meta de praticar mais exercícios físicos. E não existe época melhor para fazer uma caminhada, nadar na piscina ou até mesmo começar em um grupo de corrida ou de exercícios ao ar livre do que o verão.

Só que quem resolve praticar exercícios nessa época do ano tem que tomar alguns cuidados que são muito importantes para que nenhum problema mais sério aconteça.

Reunimos aqui alguns cuidados que você deve tomar se pretende aproveitar a estação mais quente do ano para se exercitar.

Proteção solar é importantíssimo:

Se proteger do sol e usar filtro solar é um cuidado que se deve tomar durante qualquer estação do ano. Porém, durante o verão, esse cuidado deve ser redobrado. Isso porque a incidência de raios UVB e UVA é maior durante essa época e a proteção solar se torna imprescindível.

Vale lembrar que durante o verão, o risco de câncer de pele aumenta, principalmente naquelas pessoas que são muito brancas, com tendência a ter pintas e manchas e em  pessoas que já tiveram a doença. Por isso, além do protetor solar, investir em roupas que tenham fator de proteção UVA e UVB, além de luvas com proteção solar, pode ser uma ótima alternativa.

Luvas de proteção solar são grandes aliadas no combate do câncer de pele:

Áreas que ficam bastante expostas ao sol, como é o caso de mãos e braços, acabam tendo uma tendência bastante alta a desenvolver câncer de pele. Por isso, todo cuidado é pouco, principalmente no verão.

Se você pretende praticar exercícios ao ar livre, principalmente depois das dez da manhã e antes das quatro da tarde, investir em luvas de proteção solar é uma ótima pedida. Isso porque, as luvas protegem a pele da incidência dos raios solares e, com isso, diminuem muito o risco de câncer de pele. As luvas são especialmente indicadas para quem costuma passar muito tempo se exercitando no sol, mesmo durante períodos em que o sol é mais brando, e para quem tem propensão a desenvolver pintas e manchas. Essas pessoas têm que tomar cuidado redobrado para não virem a desenvolver câncer de pele devido a exposição ao sol.

Atualmente, os tecidos tecnológicos que possuem proteção contra a incidência de raios solares são muito eficientes e ótimos aliados para quem busca proteção solar com praticidade.

Muito cuidado com as contusões:

Começar a se exercitar é um ótimo hábito, mas para quem não tem o costume de praticar atividades físicas regularmente alguns cuidados devem ser tomados.

Em primeiro lugar, é sempre bom contar com ajuda médica antes de começar a praticar um esporte. Só ele pode avaliar se você tem condições físicas para iniciar uma atividade e te dar todas as indicações para que não haja nenhuma complicação mais séria.

Tênis com amortecimento são indicados na maioria das atividades e, em alguns casos, equipamentos de proteção como joelheiras, cotoveleiras e bandagens são indicados para evitar lesões e contusões.

É sempre bom ter também alguns produtos de tratamento como bolsas térmicas geladas e quentes e sprays para o alívio da dor caso algum imprevisto aconteça. Ter um kit de primeiros socorros em casa pode te ajudar bastante durante uma lesão simples, ou um desconforto, por exemplo.

Cuidado ao praticar exercícios em casa:

Montar uma pequena academia em casa é a solução que muita gente encontra para driblar a falta de tempo. Geralmente as pessoas investem em equipamentos como elásticos, caneleiras e halteres para realizar exercícios simples durante o tempo que sobra depois do trabalho ou em alguns intervalos. Essa é uma ótima alternativa, mas é preciso tomar cuidado. Antes de começar a praticar exercícios por conta própria é sempre bom pedir o auxílio de um profissional de saúde que possa te montar uma série de acordo com suas necessidades e, aí sim, partir para a prática.

Praticar exercícios sem supervisão aumenta bastante o risco de contusões e até de problemas mais graves como hérnias, torções, luxações, etc.

Vale lembrar:

Além de tudo que falamos nunca é demais lembrar que toda vez que você for praticar exercícios, principalmente no verão, é importante usar um protetor solar com fator de proteção adequado, se hidratar bastante e ter uma alimentação adequada. Procurar um médico antes de começar a prática de atividades físicas é sempre importante.

Se você precisa de uma loja que forneça tudo o que você precisa para praticar exercícios com segurança no verão, não deixe de entrar em contato com a Casa Médica. Temos os melhores produtos e os melhores profissionais para te atender tanto na nossa loja física quanto na loja virtual.