Saiba como prevenir as doenças causadas pelo tempo seco

doenca-tempo-seco

O período que engloba o fim do outono e o começo do inverno traz, além do frio, uma outra questão que pode facilitar o surgimento de alguns problemas de saúde: o tempo seco. Quando a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% fica mais fácil contrair alergias, problemas respiratórios e viroses em geral. Um dos maiores problemas do tempo seco é o ressecamento do corpo.

Com a baixa umidade relativa do ar, mucosas, nariz, olhos e pele acabam ficando muito ressecados, o que gera um grande desconforto. Além disso, o ar mais seco também faz com que agentes que causam alergia, como: poluição, poeira e pêlos de animais acabem ficando mais tempo suspensos no ambiente o que favorece o aparecimento de doenças como conjuntivite, rinite e infecções bacterianas.

Mas se o tempo seco pode trazer tantos problemas para a saúde, qual é o melhor modo de prevenir que essas doenças se instalem? Existem soluções simples que a gente possa tomar para evitar as doenças típicas dessa época do ano? Bem, a boa notícia é que prevenir é mais simples do que parece. Reunimos aqui algumas atitudes simples mas que podem ajudar muito:

Hidratação é tudo:

Se o tempo está mais seco, é natural que o seu corpo precise de mais água. Por isso, se hidratar é uma das medidas mais importantes a se tomar durante as épocas mais secas do ano. Quando está mais frio, é normal que a gente se esqueça de tomar tanta água como toma no verão, mas a hidratação tem que continuar sendo feita da mesma maneira. Tomar cerca de dois litros de água por dia deixa o corpo mais hidratado e ajuda a prevenir doenças.

Se você não consegue tomar bebidas frias quando as temperaturas baixam, uma boa alternativa é consumir mais chás, que também ajudam o corpo a ficar mais hidratado. Mesmo assim, lembre-se: a água continua sendo fundamental.

Outra solução simples que ajuda bastante a manter o corpo e principalmente as mucosas hidratadas é o uso do soro fisiológico. Quando a umidade relativa do ar está mais baixa é comum que a gente sinta o nariz muito ressecado. Lavar as narinas com soro, pelo menos três vezes ao dia, não só melhora o desconforto, como também auxilia na prevenção de alergias, rinites, entre outros.

Mantenha o ambiente úmido:

Outra condição que favorece o surgimento de doenças é o ar seco, principalmente para quem já sofre de problemas respiratórios como asma e bronquite, por exemplo. Uma boa solução para diminuir a sensação de ressecamento do corpo é contar com a ajuda de umidificadores de ar. Simples de usar, os umidificadores são ligados à tomada e produzem vapor de água, deixando o ambiente mais úmido. Atualmente o mercado conta com diversas opções de umidificadores para todos os bolsos.

Bacias de água espalhadas pela casa e toalhas molhadas perto de janelas também ajudam o ambiente a ficar menos seco, porém os umidificadores ainda são uma alternativa mais eficiente, principalmente para quem têm crianças em casa, que tendem a sofrer ainda mais com as doenças causadas pelo tempo seco.

Banhos quentes, mas nem tanto:

Durante o inverno aumenta a vontade de tomar um banho bem quentinho, não é mesmo? Mas tome cuidado na hora de regular a temperatura do chuveiro e, durante o tempo mais seco, não tome banhos tão quentes. É que a temperatura muito alta da água favorece o ressecamento da pele e pode acabar por aumentar o risco de alergias, como a dermatite, por exemplo. Hidratar bastante o corpo com cremes hidratantes também é muito importante durante essa época do ano.

Inaladores são uma boa opção:

Outro bom equipamento para ter por perto quando a umidade do ar está mais baixa, são os inaladores. Crianças que sofrem com problemas respiratórios como alergias, asma e bronquite podem se beneficiar bastante em ter um inalador por perto, já que o equipamento ajuda bastante a melhorar a capacidade respiratória do paciente. Para quem sofre de asma, uma boa bombinha é um equipamento indispensável para se ter em casa ou levar em viagens.

Se você está procurando uma loja que seja especializada em equipamentos médicos e que tenha os melhores produtos e os melhores funcionários para te atender não só durante o tempo seco, mas durante o ano todo, não deixe de conhecer a Casa Médica. Entre no nosso site ou visite a nossa loja física. Temos uma variedade imensa de produtos que com certeza serão úteis para você e para a sua família.