A importância de um bom estetoscópio no serviço da medicina

estetoscopio-medicina

Existem poucos instrumentos tão tradicionais e simbólicos na medicina ocidental quanto o estetoscópio. Criado em 1816 pelo médico francês Rene Laennec, o primeiro estetoscópio era apenas um longo tubo de papel laminado que serviu para canalizar o som do tórax do paciente para o ouvido do médico. Cerca de vinte anos depois, o primeiro estetoscópio com um fone de ouvido para cada orelha foi desenvolvido em Nova York por George P. Camman. O modelo inventado por Camman foi usado por mais de um século, sem muitas modificações.

De lá para cá, a medicina evoluiu bastante, mas o estetoscópio continua sendo um dos instrumentos médicos mais importantes na hora de começar o diagnóstico de um paciente. O instrumento, que é um dos símbolos da medicina, pode ser usado tanto nas formas tradicionais e mais baratas, quanto em modelos mais modernos que conferem uma precisão maior para o diagnóstico. Reunimos aqui algumas informações que podem ajudar você, profissional de saúde, a escolher o seu próximo estetoscópio.

Para que serve o estetoscópio?

O estetoscópio foi criado em uma época onde a medicina estava muito longe de estar evoluída como está hoje. No começo do século XIX, para entender o que estava acontecendo de errado com um paciente, um médico só tinha a disposição o exame físico. Foi a partir da necessidade de “auscultar” os sons de órgãos internos como coração e pulmão, que Laennec viu a necessidade de criar o estetoscópio.

Durante anos o instrumento foi uma das mais importantes ferramentas de diagnóstico de um médico. Se um paciente chegasse ao consultório se queixando de dores no peito, a primeira coisa que um médico fazia para tentar descobrir o que havia de errado era usar o estetoscópio para auscultar coração e pulmão. A partir daí o médico já podia ter uma ideia melhor do que estava acontecendo de errado, já que naquela época ainda não existiam exames que permitiam visualizar os órgãos por dentro.

Hoje em dia, a medicina evoluiu muito e já é possível descobrir o que se passa com os órgãos internos de um paciente por meio de exames de imagem muito precisos. Apesar disso, o estetoscópio continua sendo um grande aliado para qualquer profissional da área de saúde.

Isso porque, se um paciente chega ao consultório com queixa de dores no peito, por exemplo, o médico já pode ter uma ideia do que está acontecendo através da ausculta e, a partir daí, pedir exames mais precisos ou até mesmo iniciar o tratamento do paciente antes mesmo de ter o resultado dos exames mais detalhados em mãos, impedindo o avanço da doença.

É por isso que todo profissional de saúde ainda recorre ao estetoscópio e sabe a importância que é contar com um aparelho de boa qualidade.

Como escolher um bom estetoscópio?

Hoje em dia existem diversos tipos de estetoscópios no mercado, desde os mais baratos até os mais caros. Por isso, é importante pesquisar bastante na hora de escolher o instrumento adequado para você. Nem sempre escolher o equipamento pelo preço é a melhor opção.

Como já dissemos, a tecnologia a favor da saúde evoluiu bastante e existem hoje no mercado estetoscópios extremamente sensíveis e precisos e que facilitam bastante o diagnóstico do paciente. Uma das marcas mais tradicionais do mercado no que diz respeito a estetoscópio é a Littmann.

A linha Classic, por exemplo, oferece estetoscópios com incrível sensibilidade acústica, que permitem o ajuste do diafragma entre baixa e alta frequência sem a necessidade de se trocar o auscultador. Além disso, os estetoscópios da linha oferecem conforto ao paciente com a tecnologia anti-frio e três anos de garantia. Os estetoscópios da linha Classic II são divididos entre uso adulto e pediátrico. Os modelos da linha pediátrica são menores e pensados especialmente para crianças, oferecendo maior conforto aos pequeninos.

Além disso, a linha Classic II possui os estetoscópios modelo Master, que oferecem ainda mais precisão durante a ausculta e possuem variação entre baixa e alta frequência sem a necessidade de tirar o aparelho do corpo do paciente.

 Já os estetoscópios da linha Classic III podem ser usados tanto para crianças quanto para adultos, já que um dos lados do aparelho é menor e se adapta facilmente aos pequenos.

A Littmann também oferece estetoscópios da linha Cardiology, que são fabricados com toda tecnologia e garantem ao profissional uma ausculta limpa e sem interferências, criando assim um diagnóstico ainda mais preciso. Os estetoscópios da linha Cardiology possuem diafragma sintonizável e auscultador de aço inoxidável, o que garante precisão no uso.

Além disso possui olivas com design anatômico e tubo de duplo lúmen, o que elimina o ruído de duas borrachas se esfregando. O ajuste de frequência sonora é baseado em pressão com diafragma sintonizável. Tudo isso aliado a uma garantia de sete anos garante que você terá em mãos uns dos melhores equipamentos do mercado para diagnósticos precisos.

Se você é profissional da área de saúde, não deixe de visitar o site da Casa Médica. Além dos melhores estetoscópios, temos os melhores produtos para a área médica com o melhor preço do mercado. Visite a nossa loja virtual ou nos faça uma visita na nossa loja física. Temos profissionais capacitados e prontos para te atender.