Como escolher inaladores e nebulizadores

criança usando nebulizador

Os inaladores e nebulizadores são aparelhos bastante comuns nos lares, inclusive, quando existem crianças com problemas respiratórios, já que eles são úteis principalmente para tratar doenças como bronquite e asma. Além disso, tanto os inaladores quanto os nebulizadores possuem a mesma função, que é a de levar um medicamento para dentro do corpo, por meio da inalação do vapor emitido pelo aparelho.

Basicamente, inaladores e nebulizadores se tratam do mesmo aparelho, sendo que o inalador é um nome mais popular e também costuma ser mais prático de manusear, pois é pequeno e portátil. Assim, eles são muito eficientes para realizar o tratamento de doenças em casa, sem que haja a necessidade de se encaminhar ao pronto socorro.

Porém, é de extrema importância que o remédio usado no aparelho seja prescrito por um médico. É preciso ainda seguir todas as recomendações do especialista a respeito da frequência com que o aparelho pode ser usado e qual a dosagem adequada do remédio.

Para entender melhor como funcionam esses aparelhos, é importante dizer que o remédio depositado no aparelho é inalado por meio do vapor e vai até os pulmões do paciente. Ao chegar aos órgãos, o medicamento penetra nos seus brônquios. Essa técnica é considerada muito eficiente, porque oferece resultados rápidos.

Mesmo com tantas vantagens, é preciso saber como escolher o melhor inalador/nebulizador, a fim de contar com um aparelho adequado para o tratamento domiciliar.

Ao escolher um produto, é importante ainda saber que existem dois tipos de inaladores, os que funcionam com ar comprimido e os que funcionam com ultrassom. Isso significa apenas que eles diferem na forma como transformam os remédios em vapor, já que a maneira como devem ser usados são a mesma, embora o de ar comprimido seja levemente mais prático de manusear.

Por outro lado, especialistas ressaltam que os modelos com ultrassom possuem uma eficácia maior, já que o medicamento, quando entra no organismo, se quebra em partículas menores, facilitando a sua absorção. Eles também costumam ser mais silenciosos.

Como escolher o melhor aparelho

Os modelos mais econômicos e silenciosos são os preferidos, como é o caso do Inalador Inalar Compact STANDART, que serve tanto para adultos quanto para crianças e possui tecnologia Microban®. Ela funciona como proteção antibacteriana, inibindo o crescimento de bactérias e fungos no aparelho. Esse modelo também possui dois anos de garantia.

Assim, não se esqueça de certificar-se que o produto tenha garantia. E mais: na hora de comprar inaladores e nebulizadores, os modelos mais eficientes devem contar com reservatório de soro e copos descartáveis.

Outro produto confiável para fazer o tratamento em casa é o Inalador Compressor NE-C801BR, que recebe a tecnologia de válvula virtual (VVT). Esse sistema permite a exalação sem a válvula de silicone devido à estrutura única da saída do aerossol e abertura de expiração, tornando o aparelho muito competente.

Para quem precisa de peças de reposição, uma sugestão é o Conjunto Inalação NS Completo. Esse modelo é desmontável, feito de material atóxico, de fácil desinfecção e limpeza, podendo ser utilizado inúmeras vezes.