Dicas de como facilitar a medição da glicemia

medidor
O número de pessoas com diabetes tem aumentado todos os anos. E embora seja indispensável o acompanhamento médico, os pacientes podem controlar o nível de açúcar no sangue em casa mesmo, de modo quem possam viver com maior qualidade de vida. Para fazer isso é possível usar o medidor de glicemia.

O aparelho é bastante prático de usar.  E, tendo o hábito de fazer as medições indicadas durante o dia, é possível ainda que o paciente saiba qual o cardápio que mais combina com as suas necessidades de alimentação. Assim, evitam-se as complicações na saúde associadas à diabetes (quando essa não é controlada adequadamente) e o indivíduo sente-se mais seguro para as suas atividades cotidianas.

Usar o medidor de glicemia diariamente também ajuda aos especialistas da área da saúde a indicarem possíveis ajustes no tratamento do paciente, ao conhecerem os dados obtidos com a medição em um período de tempo. Desse modo, fica mais fácil do paciente saber quando deve tomar insulina para manter os níveis de açúcar no seu sangue adequados.

Na hora de fazer a medição, o primeiro passo é lavar e secar bem as mãos, inserir uma fita de teste no medidor, depois, espetar o dedo com a agulha do aparelho (que previamente deve ser colocada no lancetador). O próximo passo é encostar a gota de sangue na fita até preencher o espaço marcado.

Dentro de alguns segundos, o valor da glicemia surge no monitor do aparelho. É importante ainda ler as instruções do medidor, uma vez que pode haver variações. Mas basicamente é dessa forma que, em casa mesmo, os diabéticos ou pessoas que estão propensas a desenvolver a doença podem fazer.

Dicas para medir o açúcar no sangue

Se houver dificuldade em conseguir a gota de sangue do dedo, colocar as mãos na água morna e esfregá-las pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo do local. Outra dica é deixar os braços e mãos soltos, por alguns segundos, para baixo. Além disso, o recomendado é que o teste de glicemia seja feito em jejum, antes do café da manhã, ou mesmo duas horas depois das refeições.

De qualquer forma, conforme cada caso, o médico pode indicar quais são os horários mais adequados para fazer as verificações. Também é possível a quem mede a glicemia com frequência não espetar o mesmo local todas as vezes, sendo possível alternar os dedos.

Dicas de medidores

medidor
O  Kit Aparelho On Call + Lancetador + 10 Lancetas é um modelo que tem o menor preço no mercado das tiras teste. Ele é de fácil manuseio e com apenas duas etapas se obtém o resultado. Possui amplo visor que facilita a leitura e mostra o resultado da análise em menos de 10 Segundos. Para isso, necessita apenas de de uma pequena gota de sangue (apenas 1 microlitro) para a realização do teste, pois possui sistema de aspiração. Possui ainda memória para armazenagem 300 resultados com data e hora e porta serial para conectividade e transferência de dados.