Vai montar seu primeiro consultório? Conheça os equipamentos necessários

consultorio-medico-primeiro

Se formar um profissional de saúde é um sonho para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo é um desafio e tanto. Desde conseguir passar no concorrido vestibular, até os anos de faculdade, mais a residência e por fim se tornar um bom profissional é uma grande conquista para qualquer um que sonhe em exercer a profissão.

Mas para quem já passou por tudo isso com louvor e agora é um profissional ingressado no mercado de trabalho, o próximo desafio concentra-se em montar seu próprio consultório. E obter um espaço próprio não é das tarefas mais fáceis. É preciso checar com cuidado as exigências legais, comprar ou alugar um espaço e ainda investir em bons equipamentos para atender bem os pacientes. Tudo isso, é claro, exige tempo e custa dinheiro.

Se você está pensando em abrir seu primeiro consultório, mas ainda está um pouco perdido em como dar os primeiros passos, reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a escolher os melhores materiais e os equipamentos indispensáveis.

Consultório médico: Comece pelo básico

Claro que, dependendo da sua especialidade, você vai ter o desejo de investir em vários equipamentos de última geração. Mas a verdade é que quem vai montar o seu primeiro consultório precisa começar pelos equipamentos básicos.

Estetoscópio:

Se você for médico, é bem provável que você já tenha um bom estetoscópio, mas investir em um que seja de última geração pode ser uma boa opção. Os aparelhos da marca Litmann são bastante conceituados e são uma ótima escolha para quem está agora começando a montar seu espaço. Eles estão disponíveis em vários modelos e se adequam as diferentes especialidades da área.

Mesa de exames:

Outra parte essencial de qualquer consultório médico é uma boa mesa de exames. Uma mesa de exame básica onde o paciente possa se sentar ou deitar para que o exame físico seja feito é uma das partes essenciais de um consultório médico. Dependendo da sua especialidade, você terá que investir em mesas de exames específicas. Se a sua especialidade for a ginecologia, por exemplo, um equipamento imprescindível para seu primeiro consultório é uma mesa para exames ginecológicos. Um divã também pode ser uma boa opção, e caso seu paciente tenha que trocar de roupa para alguns tipos de exames, ter um biombo para que ele tenha mais provacidade também é essencial.

Outros materiais:

Além disso é importante ter todo o tipo de acessório mais básico para exames simples como termômetros, equipamentos para a medição de pressão, para o controle da frequência cardíaca, balança, luvas, entre outros. Se a sua especialidade for a pediatria, equipamentos que sejam mais confortáveis para as crianças como estetoscópios pediátricos, ou termômetros de medição infravernelha também são importantes. Mesas auxiliares e um mocho onfortável também são importantes em um primeiro consultório médico.

Se planeje e procure os melhores materiais:

Antes de pensar em abrir seu próprio consultório, fique atento aos custos. Faça um orçamento e leve em conta que é melhor ter um investimento inicial maior gastando com materiais que realmente sejam de boa qualidade e que irão durar por mais tempo do que economizar e acabar tendo que lidar com gastos com reparos ou trocas de equipamento. Além do mais, nada mais desagradável do que ter um equipamento que não funciona no seu consultório e acabar perdendo pacientes ou um dia de trabalho em razão disso.

Procure as melhores lojas de materiais médicos, faça orçamentos, pesquise muito sobre os materiais que precisa comprar, faça uma lista e invista naquilo que de fato valha a pena.

Fique atento à legislação:

Vale lembrar que além de procurar os melhores materiais para equipar seu consultório, é muito importante também estar atento às normas da lei. Procure se informar bastante sobre o que é necessário fazer antes de abrir um consultório médico. Você terá que ter um cadastro estadual de Vigilância Sanitária além de uma licença de funcionamento. Estar de acordo com a lei evita eventuais problemas que podem comprometer todo o seu investimento inicial no seu negócio.

Outras especialidades:

Mas não são apenas os médicos que sonham em ter seu consultório próprio. Outros profissionais como personal trainers ou fisioterapeutas também buscam ter seu próprio espaço. No caso de um profissional da área de fisioterapia ou esporte, as mesmas dicas valem: é preciso começar pelos materiais básicos, pesquisar as melhores marcas e ainda ficar atento à legislação. No caso de um consultório de fisioterapia, é importante se equipar com todo tipo de material de exercício como pesos, bolas, carci bands, tornozeleiras e tudo que é necessário para conseguir atender o paciente com todo conforto e suporte necessário.

Se você é profissional de saúde e está pensando em montar seu primeiro consultório, não deixe de entrar em contato com Casa Médica. Temos os melhores produtos e trabalhamos com as melhores marcas do mercado para oferecer para você produtos de excelência. Visite o nosso site ou faça uma visita à nossa loja física. Temos profissionais preparados para melhor te atender.