Importância do atendimento médico humanizado

Hoje em dia, a humanização no tratamento médico é uma tendência, mas também uma grande preocupação. É um assunto delicado também porque envolve aspectos culturais, sendo que ao admitir essa preocupação é porque nem sempre se ofereceu o tratamento mais adequado aos pacientes.

Em tempos de avanças tecnológicos, especialistas afirmam que, ao mesmo tempo em que, cada vez mais, são testados novos tratamentos, pode haver como efeito colateral a perda do fator humano. De qualquer forma, mais importante do que listar os motivos para as brechas na humanização da medicina, é compreender a importância do atendimento médico humanizado e como promovê-lo.

Especialistas lembram ainda que estatísticas comprovam que pacientes que sentem indiferença por parte dos seus médicos e outros profissionais da saúde têm maior dificuldade em aderir a qualquer tratamento. Com isso, também é mais difícil do paciente melhorar. A questão é que esse comportamento reflete falta de confiança e a consequente resistência ao que o médico indica.

É preciso ainda considerar que as grandes diferenças sociais que existem na sociedade refletem na relação médico-paciente, prejudicando o encaminhamento adequado de um tratamento. Nesse sentido, é importante que os profissionais da saúde tenham o conhecimento necessário para saber como lidar com as particularidades de cada paciente.

Vantagens do atendimento médico humanizado

Além do tratamento humanizado dado aos pacientes aumentar as chances de sucesso do mesmo, existem outras vantagens do atendimento mais humano. A primeira delas é a redução de reincidência de pacientes, ou seja, além de melhorarem a sua saúde não voltam a adoecer.

Quando o atendimento é público, os tratamentos com resultados mais eficientes e duradouros reduzem os gastos com a saúde pública. Já em clínicas e consultórios particulares, o atendimento humanizado fideliza os pacientes, que também são clientes que buscam por serviços de qualidade.

Embora não se possa comparar a oferta de serviços na área da saúde à compra de produtos, não se pode negar que pacientes satisfeitos com o atendimento que recebem voltam ao mesmo médico quando precisam e até mesmo indicam a outras pessoas. Além disso, quando o atendimento é humanizado, significa que a equipe do consultório, clínica ou hospital nutre uma relação de qualidade entre si.

Isso quer dizer que não são apenas os médicos que devem seguir a tendência do atendimento humanizado, mas também todos os profissionais do ramo da saúde, inclusive, atendentes, administradores, secretárias, etc. Assim, a importância e consequentes vantagens do atendimento médico humanizado se estendem aos laboratórios e demais locais que prestam serviços ligados à saúde.

Já para implantar o atendimento humanizado, é importante que desde os bancos universitários os alunos recebam esse aprendizado. No entanto, cabe à sociedade como um todo incentivar essa humanização, que é garantida quando as pessoas se respeitam mutuamente.

Por fim, o atendimento humanizado acontece também quando os profissionais da saúde não só têm os conhecimentos necessários para desempenhar a sua função, mas sabem ainda que podem aprender muito ouvindo os pacientes.