Como evitar problemas respiratórios na época de frio

inalador

Com a chegada dos meses mais frios do ano, os problemas respiratórios tornam-se mais frequentes em toda a população. Que o inverno é a época dos resfriados, não é novidade para ninguém. Ainda assim, é possível evitá-los com alguns cuidados.

Crianças são mais suscetíveis às doenças respiratórios, por isso, a atenção com elas deve ser redobrada. A primeira dica é não deixar que tenham contato direto com pessoas resfriadas ou gripadas — nem mesmo dentro de casa. Se os pais estiverem doentes, o melhor é que evitem abraços ou ficar muito perto para não contaminar seus filhos.

O cuidado deve ser ainda maior quando houver bebês em casa, uma vez que eles não possuem todos os anticorpos necessários para proteger o seu organismo de doenças. Pela mesma razão, bebês de até quatro meses de vida não devem ser levados a locais com grande aglomeração.

Ainda neste sentido, recomenda-se levar crianças ao pronto socorro apenas quando estritamente necessário. Desta forma, evita-se o seu contato com os diferentes vírus e bactérias presentes nestes locais. Outra dica fundamental para prevenir os problemas respiratórios é manter em dia a vacinação do seu filho ou filha.

Dicas para prevenir doenças respiratórias

A limpeza da casa também interfere na prevenção de doenças respiratórias. Os ambientes devem ser bem arejados, de modo a evitar o acúmulo de poeira e ácaros, responsáveis por alergias respiratórias em muitas pessoas. A limpeza deve se estender aos bichinhos de pelúcia, bem como às cortinas e tapetes.

É importante também não fumar perto das crianças, já que a fumaça causa irritação das vias respiratórias, o que pode levar a problemas de saúde. Manter-se longe da fumaça do cigarro e não fumar também é a recomendação para que adultos evitem complicações.

Se o seu filho adoecer, é melhor não o levar a creche ou escolinha. Esta medida não só vai evitar que a criança transmita o vírus para os colegas, como vai ajudar o seu corpo a se recuperar. O repouso é essencial para a recuperação completa e o mesmo serve para adultos.

Quando usar os inaladores

Os inaladores — também chamados de nebulizadores — são aparelhos muito eficientes no tratamento de problemas respiratórios, tanto para crianças quanto adultos. Quem tem asma ou uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), pode usar o aparelho para inalar o seu medicamento.

Já em casos de gripes e resfriados, quando as vias respiratórias ficam obstruídas, é possível fazer inalação apenas com soro fisiológico para proporcionar o descongestionamento. Para não ter que se deslocar até uma farmácia ou Unidade Básica de Saúde (UBS) sempre que precisar de inalação — e se expor a ainda mais —, é recomendado adquirir o seu próprio aparelho.

Modelos e benefícios

Adquirir um inalador pode ser mais barato do que você imagina. Sem contar que o tratamento de problemas respiratórios se torna mais eficiente quando feito com frequência.  Mas afinal, como saber qual o melhor inalador para adquirir? Nós te apresentamos alguns modelos para que você possa escolher.

O Inalador Inalar Compact Standard é uma opção que oferece inalações com duração de 15 minutos, produzindo apenas um pequeno ruído de motor. Além de ser prático, não precisa de lubrificantes e possibilita o alívio imediato com o descongestionamento das vias respiratórias. O inalador usa sistema de ar comprimido e é ideal para tratar rinite, resfriados e gripes. Serve para uso infantil e adulto. É também fácil de manusear, gasta pouca energia e conta com proteção antibacteriana Microban®.

O Inalador Ultrassônico Respiramax NS é mais um produto de alta qualidade, totalmente silencioso e que oferece inalações que variam de cinco a sete minutos. O seu funcionamento se dá através de micropartículas que atingem os brônquios diretamente, o que permite inalações mais rápidas. Graças ao conjunto completo que inclui um inalador do tipo traqueia, o aparelho pode ser usado em crianças até mesmo durante o sono. Além de contar com protetor térmico e tecnologia Microban®, o aparelho tem um maior rendimento de névoa e baixo consumo de energia.

O Inalador Omron Compacto Micro Air Ne-U22 oferece inalação com tempo de cinco a sete minutos, com o diferencial de ser pequeno e compacto — pesa apenas 97g. Além de ser fácil de transportar, pode ser usado em qualquer lugar. Isso é possível graças a sua alimentação, por meio de bateria recarregável. Sua operação é totalmente silenciosa e potente, produzindo nevoa em qualquer posição — inclusive deitado. Tem a opção de cabo para recarregar no carro. Evita ainda o desperdício de medicamento, pois possibilita administrá-lo de forma rápida.