Pacientes apresentam melhora mais rápida em internamento domiciliar

Young nurse caring about bedridden elder woman

O internamento domiciliar — ou home care — é uma modalidade de tratamento que tem se popularizado nos últimos anos. Além da possibilidade de evitar infecções hospitalares, o cuidado em casa aproxima o paciente de seus familiares, contribuindo diretamente para uma recuperação mais rápida.

A avaliação positiva do internamento domiciliar é compartilhada pelo Ministério da Saúde, que incentiva os pacientes a serem tratados de casa sempre que possível. O próprio Sistema Único de Saúde (SUS) mantêm um serviço de atendimento domiciliar para pacientes com dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção.

Além dos benefícios à saúde do acamado, o dia a dia da família também ganha com a internação domiciliar. Isso porque assim é possível conciliar melhor o cuidado com o paciente e as tarefas cotidianas. Ainda, tem o fato de todos os envolvidos sentirem-se mais seguros com uma internação em casa. O paciente se sente mais bem cuidado junto aos seus entes queridos e os parentes mais tranquilos por saberem que ele está em um ambiente mais confortável, onde pode receber toda a atenção da família.

No entanto, para o internamento domiciliar apresentar os melhores resultados, é essencial contar com alguns instrumentos e aparelhos comuns ao ambiente hospitalar. Ainda que exista um investimento na compra dos aparatos, deve-se analisar o custo-benefício, já que internações hospitalares por longos períodos também não costumam ser baratas.

É claro que existem casos em que o internamento domiciliar não é uma opção, o que pode acontecer quando o quadro não é estável e há risco de uma piora súbita. Para todos os outros, existem produtos que facilitam e dão conforto para o paciente e cuidador. Confira alguns deles a seguir:

Cama Fawler

Esse modelo de cama hospitalar conta com a mais alta qualidade. Com altura ideal para trocar o paciente e manipulá-lo, evita dores nas costas do cuidador, contribuindo para uma melhor assistência. Além disso, o modelo permite que se levantem as pernas do paciente para melhorar a circulação sanguínea. Outros benefícios são o levantamento das costas, de modo que o enfermo faça as refeições na posição sentada. Isso previne o acúmulo de secreção nos pulmões.

Colchão Bioair

Além de uma cama de qualidade para ficar internado em casa, o paciente vai precisar de um colchão adequado para este tipo de situação. O Colchão Bioair foi desenhado para prevenir o surgimento de escaras, comuns em pacientes acamados. Ele foi desenvolvido com foco para pacientes de UTI, entubados, e principalmente, que não tem mudança de decúbito (posição).

 O produto conta com o diferencial de ser composto por uma manta de 130 células que é alimentada por um motor. Assim, a cada cinco minutos as células inflam e desinflam, alternando a pressão de ar de cada uma delas. O processo promove o alívio da pressão em diferentes partes do corpo, evitando o surgimento de escaras no paciente.

Concentrador de Oxigênio

Este equipamento revolucionou o mercado de oxigenoterapia. Antes de surgir, pacientes contavam apenas com o cilindro de oxigênio, que precisa ser abastecido com frequência, gerando um custo a cada recarga. Hoje em dia, porém, o mercado hospitalar conta com concentradores capazes de reproduzir o oxigênio a partir do ar ambiente.

Além de contar com baixo consumo de energia, o aparelho se configura como uma alternativa mais prática e econômica para quem precisa de tratamento com oxigênio. O seu peso é de 14kg e ele está equipado com rodízios. O produto tem três anos de garantia.

Concentrador Portátil

Este aparelho é bastante eficiente para quem precisa fazer tratamento com oxigênio, mas não está acamado. Além de leve — pesando apenas 4,5kg —, é totalmente portátil pois funciona com bateria. É também fácil de carregar, podendo ser usado em uma bolsa tiracolo. Assim, mesmo pessoas ativas que necessitam de tratamento com oxigênio podem se deslocar sem dificuldade.

Cadeira de banho

O banho pode ser um dos momentos mais delicados já que, quanto mais reduzida é a mobilidade do paciente, maior será o trabalho do cuidador. Por outro lado, é também a hora do dia em que o enfermo pode relaxar e renovar as energias. Assim, contar com uma cadeira leve e confortável é essencial para um banho de qualidade e sem estresse.

A Cadeira Jaguaribe BR foi desenvolvida especificamente para banhar pessoas com dificuldade de locomoção ou equilíbrio. O modelo conta com braços removíveis para facilitar a transferência do enfermo da cama para a cadeira e vice-versa.

Aspirador de secreção

Este equipamento tem o objetivo de aspirar líquidos e secreções, sendo indispensável para pacientes com traqueostomia tratados em casa. Isso porque uma pessoa com esse quadro precisa de, em média, cinco aspirações por dia.

O produto, além de ser portátil e silencioso, é de fácil manuseio. Também pode ser limpo com praticidade, possui baixo consumo de energia e tem recipiente com capacidade para 1,3 litro.