Qual estetoscópio comprar? Dicas para escolher o melhor!

O estetoscópio, instrumento muito usado por diversos profissionais da saúde, conta com uma infinidade de modelos. Mesmo que todos eles sejam usados com a mesma finalidade, a de escutar os sons internos do organismo, é possível encontrar diferenças, as quais podem ser mais ou menos importantes para cada especialista.

Por isso, é necessário saber qual estetoscópio comprar para atender os pacientes da melhor forma, ainda mais quando é o primeiro para adquirir.

É por isso que, hoje, a Casa Médica está aqui para oferecer algumas dicas para não errar no momento da escolha do aparelho ideal. Acompanhe o post para saber mais!

7 dicas para saber qual estetoscópio comprar

Prestar um bom atendimento, fazer os exames corretos e prezar pelo bem-estar de si e dos pacientes é essencial para quem deseja ser um profissional de qualidade. Dito isso, equipamentos médicos são necessários para oferecer uma série de funcionalidades e ajudar em diferentes tipos de tratamentos e exames.

O estetoscópio é um desses equipamentos e serve para que o profissional possa auscultar as regiões do corpo sendo examinadas. Assim, precisa ter boa qualidade e durabilidade. Mas se você precisa comprar o seu primeiro e não sabe muito bem como escolher, pode seguir essas dicas:

1. Qualidade da acústica

Quando falamos desse aparelho para profissionais especialistas, essa é uma das principais características a se considerar, já que ele vai permitir a detecção de todos os ruídos, até mesmo os mais baixos e difíceis de classificar. Por isso, é importante encontrar o melhor estetoscópio.

Imagem com fundo branco e ao centro estetoscópio com borracha preta

2. Versatilidade

Muitas vezes, é necessário que esse instrumento seja usado para frequências diferentes, como altas e baixas, por isso ele deve ser versátil para conseguir captar ambas. Embora existam modelos com auscultador duplo, em alguns deles é preciso que peças sejam substituídas ou adicionadas, de acordo com a necessidade, o que nem sempre é prático.

Imagem com fundo branco e ao centro estetoscópio de cabeça dupla

 

Há modelos que permitem a transição do auscultador apenas mudando a pressão feita no equipamento, a exemplo de alguns modelos da linha Cardiology ou o Littmann Classic III.

3. Pacientes que atenderá

Ainda, é relevante ainda considerar o perfil dos seus pacientes, pois se forem tanto adultos quanto crianças, o mais indicado é adquirir um instrumento de cabeça dupla. Recomenda-se que o modelo tenha de um lado o auscultador grande para adultos, com membrana, e, do outro lado, a cabeça menor que também a possua para atender as crianças.

Imagem com fundo branco e ao centro cabeça de estetoscópio  dupla

Mesmo que você seja um médico veterinário, também devem considerar essa característica com maior atenção se atender animais de diferentes portes.

4. Peso do instrumento

Os profissionais que usam com frequência o instrumento durante o expediente devem ter atenção especial ao quesito peso. Isso porque os mais pesados podem machucar conforme o tempo de trabalho, assim, ao optar por um modelo mais leve não há o risco de sofrer com dores no pescoço.

5. Material

A qualidade do material do estetoscópio não pode ficar de lado, afinal é o que vai ditar sua durabilidade. Alguns possuem um tipo de borracha especial, que permite o uso por um longo tempo.

Imagem com fundo branco e ao centro estetoscópio preto

Esse aspecto é mais importante para os profissionais que têm bastante contato com o instrumento durante o seu trabalho, visto que comprometimento da borracha é maior quando ela permanece em contato por muito tempo com a pele da pessoa, absorvendo o seu suor, o que deixa a borracha dura e a faz com que rache mais facilmente.

6. Flexibilidade das hastes

A flexibilidade das hastes também pode ser avaliada na hora de comprar o instrumento, já que ela pode ajudar no seu manuseio e ajustar melhor em cada formato de rosto. Por exemplo, uma haste muito pequena para um rosto maior vai ser desconfortável, mesmo com pouco tempo de uso a cada paciente.

7. Olivas auriculares

Essas são responsáveis pelo encaixe no canal auditivo do profissional, trazendo conforto ao ouvido e ajudando na vedação do som externo. Assim como as hastes, devem encaixar muito bem com o profissional para evitar incômodos.

O instrumento pode ser provado antecipadamente para facilitar o momento da escolha, assim otimizando o tempo da compra. Além disso, é preciso prestar atenção às alergias, caso haja reação pelo látex, é importante evitar que as peças sejam feitas com esse material.

Imagem com fundo branco e ao centro imagem de estetoscópio dourado

Todos esses atributos não vão apenas ajudar na escolha do instrumento mais adequado, como também a optar pelo que oferece o melhor custo benefício. Mas também podemos te ajudar com sugestões das marcas, afinal não é recomendado adquirir um aparelho de marca ruim que pode comprometer a veracidade do exame.

Estetoscópio: melhores marcas do mercado para nortear sua compra

Assim como todos os outros equipamentos médicos possuem as opções das melhores marcas, com os estetoscópios não poderia ser diferente. Separamos alguns exemplos que são de ponta e que podem ser adquiridos sem medo.

Por exemplo, os melhores são Littmann, Spirit e o Premium, que é bem mais acessível e tem boa qualidade. Mas é importante pensar em todos os aspectos acima para escolher o melhor para sua necessidade.

Imagem com fundo branco e ao centro imagem de cabeça de estetoscópio com tampinha do auscultador mostrando a marca Littmann

O melhor estetoscópio para enfermagem pode ser o Littmann Cardiology III, que oferece uma boa ausculta, além de ser duplo, então é versátil para atender a variedade de pacientes que podem aparecer no hospital.

Quando falamos para estudantes da área da saúde, principalmente em medicina ou enfermagem, a marca Littmann também é usada, visto que ela permite ensinar várias especialidades. Então, uma boa escolha seria o Classic III, ele é duplo, tem diafragma sintonizável e é leve.

Quem procura um estetoscópio bom e barato, a marca BIC pode ser uma opção em alguns casos. Quando falamos em pediatria, a linha Efface da marca é acessível e de boa qualidade, oferecendo boa precisão e auscultação. Além disso, ele é mais colorido, podendo ser uma ajuda nos exames, já que deve chamar atenção das crianças.

Assim, esse estetoscópio BIC é bom e pode ser uma boa alternativa para quem deseja acessibilidade. Além disso, ele é atóxico, então não faz mal para as crianças.

Além desses modelos, há muitos outros, basta prestar atenção na hora da compra para escolher o ideal se baseando nas dicas que damos. A qualidade dos equipamentos deve ser levada a sério, afinal os profissionais devem oferecer o melhor tratamento para seus pacientes.

Para mais dicas de equipamentos médicos, conhecer suas especificidades e muito mais, acompanhe sempre o blog da Casa Médica!