Qual a melhor cadeira de banho para idoso: tipos e características

Que a velhice chega para todos nós é um fato. Mas com ela também se apresenta a dificuldade de locomoção, seja por doenças articulares ou enfraquecimento dos ossos.

Independentemente da causa, quando atingimos uma idade avançada sabemos que há uma grande dificuldade de mobilidade, o que torna muitos idosos extremamente dependentes de entes queridos para a execução de suas atividades.

Pensando nisso, o mercado ortopédico está sempre inovando em produções que sejam alinhadas com as necessidades deste grupo social no dia a dia, trazendo equipamentos que possam garantir a melhor execução de atividades, devolvendo assim a vitalidade de muitos.

Seja com os auxiliares de marcha, como bengalas e muletas, ou com as cadeiras de rodas, o mercado ortopédico tem nos mostrado que é possível sim executar as atividades mais simples do dia a dia e ter uma vida mais digna e confortável mesmo em uma idade avançada.

E uma atividade que com certeza requer muita atenção e despende de certa dificuldade é o banho dos idosos. O medo e o receio em machucá-los ou derrubá-los em um piso escorregadio é algo que pode comprometer a execução dessa tarefa, mas sabemos que o banho é uma questão de higiene e saúde, merecendo equipamentos solucionadores.

Nesse sentido, cadeiras de banho podem ser os produtos perfeitos. Pensando nisso, no post Casa Médica de hoje, você fica conhecendo as melhores cadeiras de banho do mercado. Vem com a gente!

Afinal, o que é uma cadeira de banho?

Parece óbvio e o nome é por si só bem sugestivo, mas uma cadeira de banho consiste em um equipamento de metal ou plástico que possui resistência à água e que ainda possui encosto e assentos confortáveis e muito próximos de uma cadeira normal.

No entanto, afastam-se das cadeiras convencionais, uma vez que são articuladas com um assento próprio para determinadas funções e pezinhos emborrachados para trazer maior segurança.

 

Não à toa, são feitas com fins de trazer ao usuário conforto e um suporte de descanso para que não fiquem inseguros e cansados durante o banho. Por isso, contém acessórios como pedais e braços.

Melhores cadeiras de banho e suas características

Existem diversas cadeiras de banho no mercado, considerando a grande preocupação dos fabricantes em desenvolver produtos cada vez mais funcionais e eficientes. Tais cadeiras variam de acordo com diversas características, tamanhos, materiais e algumas possuem até pneus. Vejamos algumas delas:

Cadeira de banho simples higiênica

Existem diversas variantes da caderia de banho higiênica. Além de versáteis, podem ser encontradas em rodinhas, o que facilita ainda mais a locomoção. São altamente recomendadas para idosos tanto para uso doméstico quanto para uso em abrigos ou casas de repouso.

Imagem com fundo branco e ao centro cadeira de banho com rodas no modelo mais simples

Sua estrutura é fixa, o que proporciona o uso por uma maior gama de pessoas e, claro, a possibilidade de um banho aconchegante com muita privacidade. Nesta categoria, uma das marcas mais respeitadas do mercado é a Prolife, que trás cadeiras com o selo de crédito de acessibilidade.

Embora simples, as cadeiras são encontradas no tamanho ideal para acoplar diretamente no vaso sanitário, o que traz maior conforto em meio às necessidades básicas e rotinas de cuidado pessoal.

É comum ainda que você encontre as cadeiras de banho Profile em cubos de carbono e pneu maciço, assegurando assim a durabilidade do equipamento por mais tempo. Aliás, se o idoso ainda utilizar-se de bengala, alguns modelos possuem suporte para o sistema auxiliar de marcha, pensados principalmente para a boa acessibilidade do usuário.

Cadeira higiênica dobrável

Com a chegada da velhice muitas vezes precisamos fazer algumas adaptações de acessibilidade em nosso lar para atender as demandas de quem tanto amamos, no entanto, nem sempre temos condições de mudar a casa por completo e fazer a ampliação dos espaços.

Nesse sentido, a melhor opção é a aquisição de uma cadeira de banho dobrável, uma vez que esta é mais funcional e possibilita melhores condições de uso. Cadeiras de rodas dobráveis são compactas e se adaptam muito bem a banheiros pequenos, sobretudo naqueles em que a porta é muito pequena.

Aliás, em apartamentos e casas em que todos dividem um único e mesmo banheiro, acaba sendo difícil deixar a cadeira de banho no recinto, logo, a versão dobrável é bem interessante para suprir as necessidades do usuário e ao mesmo tempo do ambiente.

Imagem com fundo branco e ao centro cadeira de banho de rodas, dobrável

Nesta categoria, marcas como Ortobras e Zimex apresentam grande variedade de cadeiras higiênicas dobráveis perfeitas para ambientes diminutos, considerando que são bem compactas e não menos eficientes.

Cadeira de banho reclinável

Agora, se o idoso possui necessidades especiais ou ainda sofre de algum problema em seus membros, principalmente inferiores, o melhor mesmo é uma cadeira de banho reclinável.

Precisamos considerar que dependendo do banho, pode ser que entre um pouco de sabão nos olhos e na boca, correndo o risco de lesão. Por isso, para idosos que dependem muito do auxílio de terceiros, as cadeiras de banho reclináveis são as melhores opções, visto que fornecem a possibilidade de regulagem de altura e posição.

Imagem com fundo branco e ao centro cadeira de banho reclinável com rodas

Para essa especificidade de cadeira de banho, você pode guiar a sua compra a partir dos produtos da Vanzetti, uma marca extremamente preocupada com a acessibilidade, uma vez que possui não só cadeiras de locomoção para idosos, mas também para deficientes.

Suas cadeiras de banho reclináveis, em sua maioria, apresentam suporte de cabeça e regulagem de posicionamento, trazendo maior conforto ao usuário na hora do banho. Some a isso o fato dos equipamentos em questão da marca possuírem um sistema interno de transferência homogênea do peso corporal para assegurar maior estabilidade durante os cuidados pessoais.

Cadeira de banho reforçada

Já para os idosos mais agitados, uma cadeira de banho reforçada é fundamental. Além de fornecer maior estabilidade do que a cadeira convencional, possui um bom suporte de peso e de movimentos.

São ideais para uso doméstico e casa de repouso e contam ainda com um ótimo custo benefício. Aqui, as cadeiras Prolife dão conta do recado com eficiência, considerando o fato de serem estruturadas em aço carbono, um material extremamente resistente e, além disso, contam com o sistema de frenagem zincado lateral, o que possibilita maior segurança ao usuário.

Cadeira de banho com coletor

Há ainda uma outra categoria de cadeiras de banho que é a que possui coletor. Estas são cadeiras muito resistentes e duráveis que geralmente possuem rodinhas, sendo de fácil transporte.

Mas, o grande diferencial em relação às outras é o coletor embutido, próprio para coletar excrementos. É fato que em alguns idosos sofrem de incontinência urinária, logo, essas cadeiras são excelentes para suprir as necessidades dos usuários.

Nesta categoria, destacamos as cadeiras de banho com coletor da Ortobras, uma marca campeã em vendas quando o assunto é equipamento para mobilidade. A marca entrega cadeiras de banho em monobloco altamente resistente, considerando que são feitas em alumínio.

Além disso, ao levar em consideração o conforto de seus clientes, a marca atua ativamente na produção de cadeiras com encosto impermeável, pedais de suporte e braços de fácil remoção. Vale a pena o investimento!

Viu quantas opções podem ser facilitadoras da acessibilidade e locomoção de quem você tanto ama? Considere as necessidades singulares do usuário e analise as características das cadeiras de banho que atendem os idosos conforme listadas aqui que com certeza você levará mais segurança e conforto aos seus.

Até mais!