Dicas para escolher entre os diferentes tipos de cadeiras de rodas

A cadeira de rodas oferece um suporte importante para diferentes comprometimentos de mobilidade. Escolher bem entre os diferentes tipos de cadeiras de rodas pode fazer uma diferença importante na recuperação de traumas e na segurança de movimento, especialmente para idosos.

O que levar em conta ao escolher sua cadeira de rodas

Tipo de uso

O uso de cadeira não é recomendado apenas em casos de paralisia permanente. Diferentes quadros clínicos podem exigir o uso de cadeira de rodas, como problemas de articulação, a necessidade de evitar pressão sobre os quadris e traumas temporários.

Cada tipo de cadeira de rodas atende a um tipo diferente de necessidade. É importante considerar se o paciente terá um cuidador ou se vai se locomover sozinho também, se estará apenas em casa, ou se vai sair de casa, usar o carro, pegar transporte público e o tipo das superfícies em que vai conduzir.

No caso do uso de transportes, a possibilidade de adaptar a cadeira com o cinto de segurança é exigência.

Na maioria dos casos, além da cadeira de rodas, é recomendado que a pessoa adquira uma cadeira de banho e sanitária, pois o banheiro é um dos lugares que oferece risco considerável de acidentes.

Peso

Tanto a capacidade de peso que a cadeira suporta quanto seu próprio peso são importantes.

Para que a cadeira tenha uma boa mobilidade, é importante que sua estrutura suporte o peso médio do paciente, e para o paciente que precisa se locomover fora de casa, cada quilo que a cadeira pesa faz muita diferença, assim como a maneira como sua estrutura é desmontável para transportar.

O cadeirante ativo precisa do máximo de leveza possível para conduzir sem gastar muita energia e evitar lesões nos braços.

Medidas

Mesmo com ajustes disponíveis, é fundamental escolher uma cadeira de rodas que favoreça a posição do quadril e o repouso da lombar, com altura adequada para o posicionamento das pernas. Temos um post em nosso blog sobre medidas para cadeiras de rodas.

Condutores ativos precisam de uma estrutura bem definida, que favoreça o centro de gravidade para aumentar as possibilidades de manejo ao andar pela cidade.

Condições físicas e cognitivas

As disposições físicas e cognitivas são fundamentais para escolher seu tipo de cadeira de rodas, afinal, pessoas com forças no tronco e nos braços, provavelmente serão recomendadas a treinar a condução ativa, para exercitar o corpo.

Já as que têm algum comprometimento físico ou cognitivo vão precisar de auxílio ou uma estrutura motorizada para se locomover.

Os principais tipos de cadeiras de roda

Levando em conta os principais critérios para escolher uma cadeira de rodas, vale a pena conhecer os tipos de cadeira de rodas disponíveis no mercado:

Cadeira de rodas monobloco

Com estrutura única e geralmente produzida em alumínio, são mais leves que a média, por não possuir dobradiças e ajustes. Geralmente não contam com braços, para facilitar a locomoção ativa.

Apesar de parecer um modelo simples, são muito recomendadas para condutores ativos, com centro gravitacional para oferecer maleabilidade contra os obstáculos urbanos e pequenos ajustes.

Imagem com fundo branco e ao centro cadeira de rodas monobloco modelo M3

Além das cadeiras para condutores ativos, modelos mais simples, especiais para o transporte em ambientes clínicos, hotéis e aeroportos também oferecem uma alternativa para o uso temporário e para pacientes que são transportados apenas por cuidadores ou percorrem distâncias curtas, dentro de casa, por exemplo, têm um custo mais acessível e menos opções de ajustes, com materiais mais simples no encosto, como nylon.

Cadeiras dobráveis

Para quem precisa transportar constantemente sua cadeira de rodas, as cadeiras dobráveis são indispensáveis.

Oferecem um conforto extra para pessoas com limitações nos membros superiores, já que podem ter diferentes tipos de montagem e regulagem, que favorecem a estabilidade e permitem adicionar mais almofadas e apoios.

O modelo mais popular é a cadeira de dobrar em X, que se divide em duas partes iguais e paralelas, fácil de desmontar e geralmente produzida em material leve, ideal para transporte. As cadeiras em L são fechadas de forma lateral e também são fáceis de se guardar.

Cadeiras de rodas motorizadas

Tipo de cadeira de rodas indicado para pessoas que querem conduzir ativamente mas possuem limitações grandes na parte superior.08

As cadeiras motorizadas têm um painel com manche para condução, que ativa um motor. Suas baterias costumam ter uma boa vida útil, e a velocidade é limitada para oferecer segurança ao condutor.

Imagem com fundo branco e ao centro cadeira de rodas motorizada modelo B400

Por não serem desmontáveis e também muito pesadas, não são recomendadas para transportar no carro.

Outra restrição se resume à pessoas com limitações cognitivas, pois podem oferecer risco se conduzidas de forma inadequada.

Cadeiras reclináveis, eleváveis e posturais

Pessoas que buscam mais autonomia nas atividades do dia a dia acabam buscando por customização da postura.

As cadeiras de rodas reclináveis são recomendadas para pessoas que costumam passar muito tempo sentadas e precisam aliviar a tensão ocasionalmente, como quem trabalha em escritório, por exemplo.

Já para quem busca autonomia para realizar suas atividades dentro de casa, como cozinhar, as cadeiras eleváveis oferecem a oportunidade de ficar em posição ereta com a cadeira. Esse tipo de cadeira pode ser encontrada tanto em modelo manual quanto elétrico.

Para quem precisa de mais versatilidade, para realizar tratamentos ortopédicos ou mesmo para correção da postura, especialmente em crianças, a cadeira postural oferece uma importante ferramenta para remediar atrofias, especialmente em pacientes com limitações cognitivas e psicomotoras.

Cadeiras de banho

Usar o banheiro é uma das atividades que mais oferece risco para pacientes com limitações nos quadris e pernas. Mais do que acessórios de sustentação no banheiro, muitos casos acabam exigindo uma cadeira apropriada para usar o sanitário e tomar banho, para evitar escorregões e quedas.

As cadeiras de banho têm uma estrutura simples e em metal inoxidável, para resistir aos efeitos corrosivos da água.

Acessórios para cadeiras de rodas

Muitos usuários podem acabar sentindo a necessidade de customizar sua experiência no uso da cadeira de rodas, optando por acessórios úteis em diversos casos, como protetores, para garantir mais conforto e segurança na condução, mas também outros elementos para melhorar a postura, como enrijecedores, para poder alternar a dureza do encosto, variando na tensão em momentos diferentes, como ao usar o computador ou ao se locomover.

Estofados com densidades também ajudam a manter o conforto dos quadris, e dispositivos anti-tombo, como rodas suplementares, evitam quedas, especialmente para condutores ativos.

Agora que você conheceu um pouco mais das opções de tipos de cadeiras de rodas e principais critérios para escolher com qualidade, aproveite para conhecer a página da Casa Médica e sua enorme variedade de cadeiras e acessórios com as melhores condições do Mercado e suporte técnico.