Tudo sobre aparelho de pressão, qual o melhor e como escolher

Você conhece os aparelhos de pressão? Ítens essenciais em hospitais, os aferidores de pressão se tornaram muito úteis tanto para cuidadores quanto para pessoas que possuem a necessidade de controlar a pressão arterial frequentemente. Apesar de muito comuns no mercado médico hospitalar, esses acessórios precisam ser escolhidos com destreza e precisão, e o seu funcionamento a domicílio dependerá de diversos fatores e características. Aprenda através desse post tudo sobre aparelho de pressão e qual o melhor modelo para a sua necessidade!

Aparelho de pressão digital ou analógico?

Comparar modelos digitais e analógicos levanta inúmeras dúvidas. Em comum afirmativa entre os médicos e especialistas, aparelhos analógicos ou mecânicos são mais precisos no que diz respeito à medição da pressão arterial. Entretanto, modelos atuais, digitais e com maior tecnologia têm se mostrado altamente relevantes em uso residencial. Esses modelos analógicos são aqueles compostos por uma braçadeira e uma bolsa inflável, com um manômetro – aquele aparelho semelhante a um relógio que mostra o valor da pressão. Eles são mais complexos de serem utilizados e, por isso, necessitam de treinamento.

Imagem com fundo branco e ao centro aparelho de aferição de pressão, analógico

Para saber qual o melhor aparelho de medir pressão é preciso levar em consideração alguns fatores! Se a maior utilidade for em casa, por leigos, os aparelhos digitais, eletrônicos e automáticos são os mais indicados e práticos. Basta colocar no braço ou no pulso e aguardar o número aparecer no visor. Os aparelhos digitais automáticos de braço também servem para medir arritmia cardíaca – eles armazenam informações sobre as últimas aferições e entregam a média dos três últimos resultados. Estes também podem ser boas opções!

Como escolher medidor de pressão? Entenda!

Quando falamos sobre medidores de pressão as especificações são inúmeras, e alguns aparelhos são voltados exclusivamente para alguns tipos de comorbidade. Quer entender mais sobre eles? Leia nosso post sobre o esfigmomanômetro e entenda mais sobre o que é a pressão arterial.

Escolher uma braçadeira no tamanho adequado e optar por produtos validados pela pela Associação Americana para Avanço dos Instrumentos Médicos e pelo INMetro são alguns fatores que não devem ser deixados de lado. Veja algumas das funcionalidades que facilitarão a sua escolha:

Imagem com fundo branco e ao centro Braçadeira Welch Allyn para aparelho de aferição de pressão

Local da medida

Medidores de pressão podem ser usados tanto no pulso quanto no braço. Medidores de braço contam com um manguito, enquanto os de pulso exigem somente o encaixe. Aferir a pressão no mesmo nível do coração com o braço na horizontal ainda é a opção mais eficaz, no entanto, os modelos de pulso se mostram úteis para necessidades mais básicas.

Memória

Acompanhar o histórico de pressão é de suma importância para quem possui histórico de doenças cardiovasculares. Nesses casos, medidores de pressão que contam com essa função são indispensáveis. Alguns dos melhores aparelhos guardam mais de 100 históricos. Essa memória ajuda o acompanhamento diário e até mesmo a conferência em casos de urgência.

Tamanho do manguito

Aparelhos fixados conforme a largura e tamanho do braço são importantes para aferições mais precisas. Na hora de escolher qual o melhor aparelho de pressão, a Casa Médica sugere: acople o manguito ao braço ajustando-o na medida ideal.

Para não errar, confira alguns dos tamanhos padrão:

  • P: 18 a 22 cm;
  • M: 22 a 32 cm;
  • G: 32 a 45 cm;

Usabilidade

De nada adianta investir em um aparelho de pressão se ele não for entendível. O intuito desses novos aparelhos em domicílio é usá-los sem auxílio profissional em casa. Principalmente para pessoas idosas, aparelhos simplificados, digitais e intuitivos são essenciais. Aqui, o essencial é que o medidor de pressão cumpra a função de quem necessita utilizar esse aparelho cotidianamente e sem complicações.

Melhores medidores de pressão

O melhor aparelho de pressão domiciliar é aquele que responde com as principais funcionalidades necessárias. Aferição, precisão, usabilidade, memória, marca, durabilidade do produto, tecnologia, inovação e a garantia são fatores fortes que determinam qual será o melhor medidor. Marcas como a G-tech e lojas especializadas tornam essa escolha ainda mais certeira.

Para aferições básicas:

A G-Tech é uma das melhores marcas de aparelhos de pressão, e a durabilidade e eficiência é um dos pontos fortes deste produto. Automáticos, são fáceis de manusear, e a versão G-Tech MA-100 de braço é muito prática. Modelos mais simples são úteis para necessidades básicas – isso quer dizer que pessoas que não necessitam aferir a pressão várias vezes ao dia ou querem ter um aparelho de medir pressão em casa como meio de prevenção se satisfazem facilmente com essas funções.

O histórico do modelo G-Tech MA-100 vai até 99 registros, bem como outros modelos clássicos da linha, com ele é possível saber a pressão sistólica e diastólica e ainda obter resultados da frequência cardíaca.

Para uso contínuo

Algumas pessoas, por motivos de saúde, precisam aferir a pressão mais de uma vez por dia, todos os dias. Esse é o seu caso? Se sim, os melhores aparelhos de medir pressão serão aqueles com capacidade alta de memória. Cerca de 120 registros em memória te proporcionam mais ou menos dois meses de histórico, excelente opção para quem precisa mostrar resultados para o médico constantemente.

Além desse fator extremamente positivo para o controle da saúde, medidores de pressão de alto rendimento, como o LP200 Premium, possuem medidores de arritmia cardíaca, média das três últimas medições, indicador gráfico do nível de hipertensão e três anos de garantia.

Escolher o melhor medidor de pressão dependerá das suas necessidades de uso. Todavia, opte pelo modelo digital se busca um aparelho prático e cotidiano para uso. Se for profissional da saúde, invista em um aferidor aneróide, já que em clínicas e hospitais eles são os mais utilizados. A escolha do local de compra é importante, apesar dos infinitos equipamentos de medir pressão do mercado serem muito parecidos, em resistência, confiabilidade, garantia e aprovação, eles não são iguais.

Imagem com fundo branco e ao centro aparelho de pressão digital

Marca confiável, de uma loja confiável, faz toda a diferença! A saúde deve vir sempre em primeiro lugar, e a Casa Médica sabe bem disso. Por isso, todos os aferidores de pressão da nossa loja são aprovados pelo INMetro e recomendados pelos melhores profissionais da saúde.

Continue acompanhando o blog da Casa Médica, com dicas gerais sobre saúde, equipamentos hospitalares, cuidados com o corpo e muitas outras informações pertinentes. Gostou desse post? Deixe-nos um comentário com uma sugestão sobre o que você deseja ver por aqui, até a próxima!