Umidificadores de ar: tudo o que você precisa saber

É muito comum que, em momentos de mudanças climáticas, soframos com a ausência de umidade no ar. Aí já viu né? O nariz fica trancado e respirar é quase que uma tarefa impossível.

Em momentos como esse, é sempre importante ter acesso a equipamentos que possam amenizar o desconforto sentido com a elevação da temperatura, como os umidificadores, uma vez que eles possuem como principal função estabilizar a umidade do ar, facilitando a respiração.

Para saber um pouco mais sobre os benefícios e a importância de se usar um umidificador de ar, não deixe de acompanhar o nosso post de hoje!

Conheça as funcionalidades de um umidificador de ar

O umidificador de ar consiste em um eletrodoméstico de ação oxigenaterapeutica, cuja função principal é reduzir o impacto da elevação de temperatura, mantendo a umidade do ar estável. Ele é, portanto, um grande investimento para pessoas que sofrem ou possuem propensão a doenças respiratórias.

Desenvolvidos com alta tecnologia, a maior parte dos umidificadores de ar operam por meio de um processo de ebulição, no qual a água de seu compartimento interno é aquecida até arrefecer, transformando-se em vapor fresco, liberado para o ambiente. Assim, por meio da umidificação do cômodo, é possível trazer maior conforto e bem estar para os residentes.

Além de ser prático e compacto, podendo ser transportado para qualquer ambiente, o umidificador de ar possui um ótimo custo-benefício, uma vez que não consome muita energia. Isso te possibilita utilizá-lo com uma maior frequência, principalmente nos dias quentes.

Por que utilizar um umidificador?

Nas regiões de clima seco do país, muitas vezes, o uso de um umidificador é essencial para manter a qualidade de vida das pessoas, tanto em residências quanto em escritórios. Com a baixa umidade, tanto no verão quanto no inverno, pessoas com problemas respiratórios têm os sintomas agravados.

Não à toa, quem sofre dos “ites” (sinusite, bronquite e rinite), além de outros quadros similares, pode usar o aparelho para evitar a desidratação das mucosas nasais e da garganta, situação que agrava as doenças respiratórias. O umidificador pode amenizar os sintomas apresentados, reduzindo, por exemplo, a irritabilidade dos olhos e a dificuldade de respiração tão típica das doenças alérgicas.

Vale lembrar que, em lugares nos quais se usa ar-condicionado, a umidade do ar é reduzida, pois fica condensada na serpentina e depois escorre para o lado de fora. Prova disso é o pinga pinga dos ares-condicionados. Por isso é de extrema importância a utilização de umidificadores em locais com ar condicionado.

Tipos de umidificador de ar e suas especificidades

Os umidificadores de vapor frio são ideais para os dias quentes e secos, sendo úteis para evitar até mesmo a desidratação da pele. Esses produtos contam com três diferentes tecnologias para emitir o vapor frio no ambiente e, antes de comprar um deles, é crucial conhecer suas diferenças!

Vejamos alguns tipos de umidificador a seguir:

Umidificador Ultrassônico

Este tipo de umidificador é produzido em alta tecnologia ultrassônica. Nele, um diafragma de metal promove a quebra das moléculas de água, transformando-a em uma névoa que é liberada para o recinto. Ao tornar as gotículas de água mais leves, o umidificador ultrassônico impede o excesso de umidade nas superfícies dos objetos.

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios deste potente umidificador? Então, assista o nosso vídeo a seguir:

Umidificador impulsor

O difusor interno em formato de pente do umidificador impulsor promove a transformação da água em gotículas minúsculas que são liberadas para o ambiente em forma de névoa fria, umidificando-o. Muito embora tenha ação instantânea, posto que refresca o ambiente assim que é ligado, este umidificador pode gerar a umidificação exagerada nos recintos, portanto, merece uma maior atenção de uso.

Umidificador evaporativo

Umidificadores evaporativos podem apresentar uma estrutura de pavio curto, espuma ou pano, que é umedecida pela água que fica no dispenser, enquanto as ventosas do ventilador interno a seca.

Nesse sentido, o ar absorve a umidade que será dissipada pelo ambiente, tornando-o mais fresco e agradável. O umidificador evaporativo é auto regulável, visto que a quantidade de vapor emitida varia conforme a umidade do ar. Sua única desvantagem é que a água tem que ser reposta com uma maior frequência.

Cuidados para se ter com o umidificador

Já decidiu por adotar os umidificadores no seu dia a dia? Que tal aprender quais cuidados você deve ter no dia a dia para a manutenção do seu aparelho? Vamos lá?!

  • Troque a água do umidificador todos os dias, quando for usado, para evitar contaminação e proliferação de agentes fúngicos e bacterianos.
  • Faça a limpeza frequente do aparelho, principalmente do reservatório interno e do filtro (caso tenha). O mais recomendado é que a limpeza ocorra a cada três dias.
  • Opte pelo uso de água destilada. Caso contrário, os minerais presentes podem aparecer em forma de sujeira.
  • Evite deixar o umidificador ligado por muito tempo: isso pode causar a proliferação de bolor e mofo no ambiente.
  • Evite posicionar o umidificador próximo a eletrodomésticos, uma vez que a névoa pode causar defeito dos aparelhos.

Agora você já aprendeu as principais funções do umidificador de ar e seus benefícios para a sua qualidade de vida e seu conforto. Que tal nos contar aí nos comentários o que achou deste post?! Você já conhecia algum desses benefícios do umidificador?

Para mais conteúdos como esse mantenha-se não deixe de conferir as nossas demais publicações do blog. Aqui, postamos dicas e informações úteis, sempre visando a sua saúde e bem estar.

Até mais!