Luvas solares na prevenção e tratamento do câncer de pele

luvas-solares-cancer-de-pele

A exposição frequente aos raios solares sem a proteção devida pode causar vários problemas de saúde. Manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e alguns tipos de alergia são alguns dos males que a exposição excessiva sem proteção pode causar. Mas além disso, se expor aos raios solares sem os devidos cuidados pode trazer problemas ainda mais graves, como o câncer de pele.

Em países tropicais como o Brasil, a incidência de câncer de pele é bastante alta. Isso porque, em locais onde faz mais sol durante o ano todo, as pessoas ficam mais suscetíveis aos raios UVA e UVB. A incidência de câncer de pele, vale lembrar, é ainda maior em pessoas de pele clara ou que já tem histórico da doença na família.

Para evitar complicações, é sempre importante se prevenir usando protetor solar — mesmo em dias nublados — e não se expor ao sol nos horários mais perigosos, como depois das dez da manhã e antes das quatro da tarde, principalmente no verão. Porém, além do já conhecido protetor solar, algumas outras medidas podem ser tomadas para quem quer e precisa se proteger do sol.

Você já ouviu falar por exemplo em equipamentos com filtro solar? Com a evolução da tecnologia, principalmente na área têxtil, já foram criados roupas e acessórios que contam com proteção FPS acima de 50. Esse tipo de acessório é uma ótima alternativa para quem costuma realizar muitas atividades ao ar livre, como no caso de esportistas em geral, e pessoas que trabalham muito tempo sob o sol, mas também pode ser um grande aliado no tratamento de uma doença como o câncer de pele.

Atualmente existem no mercado várias peças com proteção solar como camisetas, shorts e viseiras. Hoje, vamos falar um pouco das luvas solares.

O que são luvas solares?

Luvas solares nada mais são do que luvas que trazem no tecido um fator de proteção contra os raios solares. Atualmente existem no mercado vários tipos e modelos desse produto que funciona como uma defesa a mais, principalmente para quem tem que evitar a qualquer custo a exposição ao sol.

Para que são indicadas?

As luvas com fator de proteção podem ser usadas por qualquer pessoa. Se você costuma praticar esportes ao ar livre com certa frequência e por várias horas, como no caso de ciclistas ou corredores, por exemplo, a luva é um escudo a mais na hora de proteger a pele da mão e do braço — áreas bastante sensíveis e suscetíveis a presença de manchas. Além disso, esse tipo de produto também pode ser um poderoso aliado durante o tratamento de uma doença como o câncer de pele, por exemplo.

Luvas como aliadas na prevenção e do câncer

Para evitar o câncer de pele, se proteger do sol com protetores solares é importantíssimo. Áreas mais sensíveis como as mãos e os braços ficam muito expostas aos raios solares e podem desenvolver manchas que podem evoluir para um câncer de pele. Para evitar esse problema, principalmente em pessoas de pele branca e que se expõem muito ao sol, a as luvas solares podem auxiliar na prevenção a doenças mais graves.

Agora, no caso de quem já teve câncer de pele ou está em tratamento, os cuidados devem ser redobrados. Pacientes nessas condições devem evitar ao máximo a exposição ao sol e, caso se exponham, devem se certificar de estar completamente protegidos. Nesses casos, o uso das luvas com proteção solar torna-se imprescindível. Este tipo de acessório é interessante tanto na prevenção quanto durante o tratamento da doença, pois reforça ainda mais a proteção contra os raios de sol e evita lesões na pele.

Famosos como Ana Maria Braga já se utilizaram de luvas para ajudar na prevenção e tratamento de manchas nas mãos.

Converse com seu médico

Embora as luvas com proteção solar sejam uma segurança a mais contra a exposição ao sol, é sempre importante conversar com seu médico dermatologista para que ele indique a melhor opção para o seu caso. Além disso, é sempre importante lembrar que, embora as luvas e acessórios com fator de proteção sejam eficazes, elas devem ser usadas em conjunto com o protetor solar mais adequado para o seu tipo de pele.

Previna-se

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Se detectado no início é facilmente tratável e tem altas chances de cura. Por isso, evite a exposição excessiva ao sol, proteja-se e fique atento a qualquer mancha diferente que aparecer na pele como pintas com bordas assimétricas, que sangrem ou doam. Caso note algo estranho, procure seu dermatologista imediatamente.

É importante lembrar que equipamentos que prometem proteção ao sol tem de ser comprados em locais de confiança que garantam a certificação de proteção solar. Além disso, a proteção ao sol deve ser feita durante todas as estações do ano, inclusive no inverno, pois raios UVA e UVB são irradiados mesmo em dias nublados.

Se você ficou interessado em adquirir sua luva solar, entre em contato com a Casa Médica. Contamos com profissionais preparados para te atender e encontrar a melhor alternativa para o seu caso.