Como pesos vaginais podem ajudar no tratamento da incontinência urinária

incontinencia-urinaria-pesos-vaginais

Você foi realizar uma atividade corriqueira como correr ou tossiu de repente e percebeu que um pouco de urina se soltou molhando sua roupa. Essa situação desagradável tem nome e se chama incontinência urinária. Mais comum entre as mulheres, a incontinência urinária não é exatamente uma doença, mas sim uma condição clínica que faz com que haja uma perda involuntária de urina através da uretra.

Essa condição causa bastante desconforto já que muitas pessoas que sofrem desse mal se isolam socialmente e acabam por não exercer atividades simples do cotidiano por medo ou por vergonha de que isso aconteça em um local público, no meio de outras pessoas.

Porém, apesar do desconforto até em falar abertamente sobre o assunto, é importante saber que a incontinência urinária é uma condição um tanto comum e, o mais importante: possui tratamento. A melhor arma para combater esse mal é a informação. Por isso, vamos falar um pouco sobre o que é como tratar a incontinência.

O que é incontinência urinária:

Como já falamos anteriormente, a incontinência urinária é uma condição clínica que faz com que a urina saia através da uretra sem o controle da pessoa. A incontinência é mais comum em mulheres, chamada de incontinência urinária feminina e pode se manifestar de três tipos diferentes: a incontinência urinária feminina de esforço, a incontinência urinária feminina de urgência e a incontinência urinária feminina mista.

A incontinência urinária de esforço, como o próprio nome sugere, ocorre quando a mulher tem perda de urina ao se movimentar, correr ou sorrir. Já a incontinência urinária de urgência é mais grave do que a de esforço e se caracteriza por uma vontade súbita e incontrolável de urinar que faz com que a pessoa urine antes mesmo de conseguir chegar ao banheiro. Por fim, a incontinência urinária mista reúne os dois tipos citados anteriormente e é caracterizada pela impossibilidade de a urina ser segurada pela uretra.

Por que a incontinência é mais comum entre as mulheres?

Existem duas razões básicas que fazem com que a incontinência urinária seja mais comum entre as mulheres. A primeira é a gravidez, já que durante esse período há um esforço físico maior na área da vagina. A segunda razão é uma queda de estrogênio causada pela menopausa. Mulheres que já passaram por uma gravidez ou que já entraram na menopausa tem mais chances de sofrer de incontinência.

Além dessas duas principais causas, outras condições médicas podem contribuir para incontinência urinária como prisão de ventre, estresse excessivo, problemas físicos ou alterações hormonais. Vale lembrar que a incontinência urinária é três vezes mais comum entre as mulheres do que nos homens.

Como tratar a incontinência urinária:

Embora falar sobre o assunto possa ser difícil para algumas mulheres, principalmente pela vergonha que a condição causa, é importante saber que a incontinência urinária tem tratamento. O primeiro passo ao perceber que você está sofrendo desse mal é conversar com seu médico e tentar encontrar a melhor alternativa. A incontinência pode ser tratada com cirurgias, técnicas comportamentais e até mesmo fisioterapia feita com a ajuda de pesos vaginais.

Pesos vaginais no tratamento da incontinência:

Fortalecer a musculatura da vagina pode ser um ótimo modo para parar de sofrer com a incontinência urinária. Geralmente, a fisioterapia para a área vaginal pode ser feita com a ajuda de pesos vaginais. Essa “ginástica íntima” ajuda a fortalecer os músculos que controlam a micção e fazem com que a mulher que sofre de incontinência consiga controlar melhor as idas ao banheiro, evitando o constrangimento da urina escapar em locais ou situações indevidas.

Os exercícios feitos com os pesos geralmente são indicados com a ajuda de um médico ou um fisioterapeuta. Este tipo de técnica é menos invasiva que uma cirurgia, por exemplo, e garante resultados bastante satisfatórios no tratamento da incontinência urinária em mulheres.

Consulte seu médico:

Embora o fortalecimento vaginal feito com pesos seja uma alternativa bastante eficaz no tratamento da incontinência urinária, é importante sempre consultar o seu médico antes. Isso porque um profissional pode te indicar os melhores exercícios para o seu tipo de incontinência e sugerir tratamentos conjuntos à fisioterapia. Além disso, a incontinência urinária às vezes pode ser um sinal de alguma outra doença mais grave e só o seu médico pode te orientar adequadamente sobre a sua situação.

Embora falar sobre incontinência urinária ainda seja um tabu para várias mulheres que sofrem dessa condição é muito importante saber que existem meios de melhorar essa situação. Não é necessário sofrer sem procurar ajuda e nem se isolar socialmente por sofrer desse problema.

A Casa Médica possui produtos de qualidade e os melhores profissionais para te auxiliar na hora de escolher o melhor produto para o seu tratamento.