Como o travesseiro correto pode auxiliar no combate ao ronco

travesseiro-ronco

Dormir ao lado de alguém que ronca pode ser uma experiência um tanto desagradável, não é mesmo? O barulho incomoda e por mais que você tente fazer com que a pessoa pare de roncar, o esforço acaba sendo em vão.

O ronco nada mais é do que um ruído provocado em decorrência do estreitamento ou da obstrução das vias respiratórias superiores durante o momento do sono. O que acontece é que esse estreitamento acaba dificultando a passagem do ar e causando um ruído que pode ser um tanto desagradável.

Em boa parte dos casos, o ronco pode ser apenas uma reação normal do organismo a uma má escolha na posição de dormir. Quando dormimos de costas, por exemplo, a musculatura da garganta fica flácida e a língua cai um pouco para trás. Desse modo, acaba ocorrendo o ruído. Mudanças na posição de dormir podem ser eficazes na hora de diminuir o ronco. Para isso, travesseiros especiais posem ser ótimos aliados.

Como escolher o travesseiro correto

Como já explicamos, embora o ronco possa muitas vezes sinalizar uma doença mais séria, em boa parte dos casos o ruído pode ser evitado apenas com uma simples mudança de posição na hora de dormir.

A posição mais indicada para evitar o ronco é dormir de lado, alinhando o corpo e o pescoço. Mais do que evitar o ronco, dormir de lado também evita possíveis dores nas costas causadas pelo esforço que o corpo faz para se manter de costas ou de bruços. Dormir com o corpo alinhado propicia também um sono mais profundo e reparador.

E para manter o corpo alinhado durante o sono, escolher o travesseiro certo é muito importante. Na hora de comprar um travesseiro novo, você deve ficar atento a alguns pontos:

Altura: O travesseiro perfeito não pode ser nem muito alto nem muito baixo. O ideal é provar o travesseiro e perceber se, ao deitar, o pescoço e o corpo continuam da mesma altura.

Material: Atualmente os travesseiros mais indicados pelos especialistas são os produzidos em espuma viscoelástica. Isso porque esse tipo de material consegue se ajustar ao contorno da sua cabeça, causando um conforto maior. Evite travesseiros de materiais muito moles, porque com eles a cabeça tende a afundar, dificultando a respiração.

Travesseiros com materiais antialérgicos também são indicados já que dificultam a presença de ácaros e evitam problemas respiratórios e alergias que também podem contribuir para o ronco.

Travesseiros especiais

Atualmente o mercado já possui travesseiros feitos especialmente para quem ronca. Esse tipo de travesseiro é especialmente desenvolvido para quem sofre com o problema e se ajusta perfeitamente ao corpo, propiciando o relaxamento dos músculos do pescoço e da garganta, e evitando o ronco. Além disso, esse tipo de travesseiro também melhora o alinhamento da coluna vertebral durante o sono.

Os travesseiros contra o ronco são geralmente desenvolvidos em espuma viscoelástica, que se ajusta perfeitamente ao contorno da cabeça do usuário, propiciando mais conforto e segurança. O material é antialérgico, o que evita o risco de doenças respiratórias causada por ácaros, poeira e alergias.

Escolher um travesseiro especial contra o ronco pode ser o primeiro passo para se livrar desse hábito desagradável que tanto incomoda as outras pessoas.

Consulte o seu médico

Embora em boa parte das vezes o ronco nada mais seja do que uma reação do organismo a uma posição equivocada na hora de dormir, um ronco mais alto e duradouro que não melhora nem com o uso de travesseiros especiais pode indicar alguma coisa mais grave.

Por isso, se você estiver sofrendo com roncos durante à noite, é sempre importante consultar o seu médico. Ronco pode ser também o indício de problemas mais graves como apneia do sono, uma doença grave em que a pessoa para de respirar por alguns segundos durante o sono e que pode levar à morte.

Casos como esse precisam de um acompanhamento mais detalhado e do tratamento adequado, muitas vezes com CPAP nasal. Por isso, se você ouve queixas de que tem um ronco persistente e muito alto, não hesite em procurar um médico. A apneia do sono é tratável, mas exige acompanhamento médico.

Previna-se

Vale lembrar que algumas medidas simples podem ajudar a evitar o ronco. Ter uma alimentação balanceada, controlar o peso, evitar o tabagismo e não ingerir bebidas alcoólicas ajuda bastante a evitar os distúrbios mais graves do sono, como a apneia. Comer alimentos leves antes de dormir e não ingerir álcool durante à noite também contribui para um sono reparador.

Para adquirir produtos que podem te auxiliar a ter um sono mais tranquilo, entre em contato com a Casa Médica ou visite nosso site. Temos travesseiros especiais contra o ronco, além de outros produtos que podem te auxiliar a lidar com esse problema. Visite a nossa loja virtual ou vá até a nossa loja física, nós contamos com time de profissionais preparado para te atender.

 

https://br.depositphotos.com/1506160/stock-photo-beautiful-young-woman-sleep.html